segunda-feira, 29 de agosto de 2011

ATIVIDADES DE ARTES 9º A Matutino

1.O que você sabe sobre os Cadiuéu ou Kadiueu.
        Os índios Cadiuéu ou Kadiuéu são descendentes dos famosos Mbaya-Guaicurus,  "Índios Cavalheiros do Pantanal",  famosos no passado por terem sido excelentes guerreiros. Nos conflitos escondiam-se no dorso dos cavalos para iludir os inimigos, fazendo-os crer que os animais estavam sem montaria. Destacaram-se pela tenaz resistência, imposta aos espanhóis e portugueses, em conflitos na bacia do rio Paraguai quando da colonização do Brasil.

2.Fale sobre seu trabalho com o barro.

  Os Cadiuéu são muito admirados pelo excelente trabalho que realizam com o barro, principalmente no que se refere à decoração das peças. Aplicam desenhos geométricos com  cores fortes - preto, vermelho, ocre, amarelo, branco, verde etc. Os corantes utilizados são naturais: minerais e vegetais da região.


3.Como eles conseguem as cores que usam nas pinturas de suas peças de cerâmica? Fale sobre elas


 A decoração é feita com pigmentos naturais de cores fortes. O  verde é obtido de uma argila, com  esta coloração, cuja jazida situa-se no meio de uma mata fechada. A tonalidade esverdeada certamente origina-se da decomposição, através dos tempos, de vegetais do local. Os tons amarelos e os brancos  são obtidos de argilas encontradas na beira de córregos. O tom vermelho e o ocre obtêm-se de barro rico  em óxido de ferro. O preto é obtido da  resina da árvore, Pau Santo. O processo consiste em ferver, num recipiente, lascas, já secas, do tronco  do vegetal. Com a ebulição da água, sobe uma resina para a superfície na forma de bolinhas, parecendo graxa. O material é então retirado, aos poucos,  com um bastãozinho de madeira e introduzido num recipiente, com água fria, para endurecer. O processo vai se repetindo até que se seja formado um bastão.

4.Até onde chegou a fama dos grafismos dos índios Cadiuéu?

     A fama dos grafismos dos índios Cadiuéu já chegou à Europa. Em 2000 o escritório "Brasil Arquitetura" de São Paulo, dirigido pelos arquitetos Marcelo Carvalho Ferraz e Francisco de Paiva Fanucci , venceu uma  concorrência internacional para a recaracterização do bairro "Gelbes Viertel" em Hellesdorf, Berlim. Dentre as intervenções adotadas uma foi usar, desenhos da índias, em azulejos para serem aplicados nas fachadas e saguões dos edifícios.

5.Como é atualmente o artesanato Terena?
    
Os Terena produzem peças utilitárias e decorativas:vasos, bilhas, potes, jarros, animais da região pantaneira (cobras, sapos, jacarés que são chamados de bichinhos do pantanal), além de cachimbos, instrumentos musicais e variados adornos.  O acabamento das peças é feito com ferramentas rudimentares: seixos rolados, espátulas, ossos etc.

6.Quais são as regras das mulheres terenas quando vão trabalhar com a
cerâmica?

 A cerâmica é trabalho predominantemente feminino. Neste particular salientamos algumas regras seguidas pelas mulheres:

1. Em dia que se vai fazer cerâmica não se vai para a cozinha. Interdito com base que: “o sal é inimigo do barro”.

2. Não trabalham com barro quando estão mestruadas.
3. Não trabalham durante a lua nova.

7.Como é o grafismo dos índios terena?

   Os padrões dos grafismos usados pelos Terena são basicamente o estilo floral, pontilhados, tracejados, espiralados e ondulados.

8.O que você sabe sobre Lídia Baís?

Lídia Baís viveu entre 1901 e 1985. Seu pai, Bernardo Franco Baís, foi um dos fundadores da cidade e comerciante de sucesso. Após passar por vários internatos, a moça acabou indo morar no Rio de Janeiro para estudar pintura com Henrique Bernadelli, em 1926. No ano seguinte, fez uma viagem com o tio Vespasiano Martins para a Europa e entrou em contato com o surrealismo. Além disso, foi colega do pintor Ismael Nery durante uma temporada européia entre 1927 e 1928. Após o verdadeiro petardo cultural a que foi submetida, Lídia retornou ao Rio de Janeiro, estudou com os irmãos Bernardelli e fez estágio na Escola Nacional de Belas Artes com Oswaldo Teixeira.

9.Qual é o tema principal de Humberto Espíndola?

 Bovinocultura.




Nenhum comentário:

Postar um comentário